Atenção ao prazo de opção pelo Simples Nacional


Como de praxe, anualmente são liberadas as datas de adesão ao Simples Nacional para as Microempresas (ME) e Empresas de pequeno porte (EPP).


O Simples Nacional configura um dos regimes tributários disponíveis em vigor e une vários tributos como ICMS, IPI, IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, ISS e INSS patronal, com o intuito de facilitar e agilizar o pagamento destas obrigações.


Conforme o calendário estabelecido, o prazo para efetivar o pedido de adesão vai até o dia 29 de janeiro. Sendo aceito o pedido, a adesão se estabelece retroativa ao dia 1º de janeiro.


Após esse prazo, a opção somente será possível no mês de janeiro do próximo ano, de acordo com o calendário estabelecido pelo regime.

Se a empresa estiver em início de atividade, o prazo de solicitação é de até 30 dias contados do último deferimento relacionado aos trâmites de abertura.


Quem pode optar pela adesão ao Simples Nacional?

Para ser optante do Simples é preciso verificar se a sua empresa se enquadra nas condições para essa tributação, que é voltada às micro e pequenas empresas, empresas de pequeno porte e microempresários individuais.


Então, para saber se a sua empresa pode aderir ao Simples Nacional verifique seu

Em geral microempresa com faturamento anual de no máximo R$ 360 mil e a empresa de pequeno porte com faturamento anual até R$ 4,8 milhões.


Além disso, é necessário ver detalhes do enquadramento de regime, ter a inscrição no CNPJ, inscrição municipal e, quando exigível, a inscrição estadual.


A solicitação pode ser feita no Portal do Simples Nacional, por representante responsável pela empresa, que deverá comprovar que a mesma, atende às condições necessárias à adesão, bem como está em conformidade com suas obrigações.


Se sua empresa precisa de suporte para não errar na mão ao solicitar a adesão, conte com a CT Contábil.

Também somos parceiros da Tax Group e Dr Fiscal, o maior grupo de recuperação de créditos tributários do País, atendendo empresas de diversos portes e segmentos, com ampla pesquisa e planejamento tributário em sintonia com a situação fiscal atual de cada negócio.


Quer saber mais sobre nossas soluções e como contratar nossos serviços?

Então, entre em contato conosco: (81) 3038 0138 | 3037 3695 | 3129 0015 | 3327 3061, pelo e-mail comercial@ctcontabil.com.br ou pelo whatsapp (81) 9 9977 2790.


Siga nosso perfil no instagram - ct_contabil


#simplesnacional #receitafederal #cnpj #microempresas #empresasdepequenoporte #tecnologia #regimestributarios #compliancetributario #tributacao #planejamentotributario #negocios #taxgroup #ctcontabilesuaempresaativa




2 visualizações