Caiu na malha fina? Calma, tem como sair. Mas aja rápido!


Malha fina é o termo popular para definir as inconsistências que a Receita Federal encontra nas Declarações de imposto de renda, tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica.


A Receita Federal cruza vários dados e a depender da quantidade e qualidade dos erros encontrados, a penalidade vai desde a retenção da restituição, até a abertura de investigação que pode resultar em instauração de inquérito e sujeição a penalidades maiores.


O contribuinte pode até mesmo checar se sua declaração está na malha fina através do acesso ao e-CAC, no site da Receita Federal.


Normalmente o temor de cair na malha fina está em não receber a restituição no prazo que aguardava, ter que pagar multa ou ficar como se fosse “fichado” junto à Receita. Mas não há motivo para cair no desespero tão depressa, acontecer de cair na malha fina tem resolução com declaração retificadora e pode incidir em aplicação de multas que têm valores variados, caso o contribuinte seja chamado a prestar esclarecimentos.


Quanto mais rápido o erro for percebido, maiores as chances de conseguir resolver o problema sem agravamentos.


O importante para não cair nessa situação é procurar ajuda especializada no momento que a pessoa ou empresa encontra dificuldade em fazer sua declaração ou mesmo poder contar com essa ajuda para ajudar a sair da situação da “Malha Fina”.


A CT Contábil tem uma equipe preparada e a postos para atender em todas essas situações.

Conte com a gente!

Telefones: (81) 3038 0138 | 3037 3695 | 3129 0015 | 3327 3061 ou pelo e-mail contato@ctcontabil.com.br.

16 visualizações

Todos os direitos reservados © 2020 por CT Contábil