Sua empresa tem Fundo de Reserva?


É certo que as empresas no Brasil passam seus percalços para dar conta de folha de pagamento, tributos elevados, taxas, despesas fixas etc. Mas também é exatamente por isso que a prudência na administração financeira deve ser redobrada.

Analistas financeiros experientes compartilham da mesma opinião e apontam a reserva financeira como pedra fundamental na sustentabilidade de uma empresa.


Uma boa reserva sustenta momentos críticos, dando margem ao gestor proceder com reajustes estratégicos, sem desequilíbrio na liquidez, evitando endividamentos e sem afetar o cumprimento das normas legais.


O primeiro passo para se fazer um fundo de reserva é estar com a contabilidade e administração das rotinas da empresa organizadas, em dia.

Por isso é recomendável que a empresa inclua em seu planejamento anual estratégico, normas a respeito da formação do fundo de reserva, qual valor, que tipo de investimento pode ser feitos e responsáveis.


A formação de um fundo de reserva é, antes de tudo, uma norma disciplinar que toda empresa, independente de setor, segmento ou porte, deve se comprometer a fazer. Buscar um parceiro para ajudar a organizar esse processo é igualmente importante.


A CT Contábil tem toda uma equipe de backoffice contábil/administrativo para ajudar a estruturar e orientar o planejamento da empresa neste sentido.

Entre em contato conosco:

Telefones: (81) 3038 0138 | 3037 3695 | 3129 0015 | 3327 3061 ou pelo e-mail contato@ctcontabil.com.br.

1 visualização

Todos os direitos reservados © 2020 por CT Contábil