top of page

Gestão Tributária e Lucro

A influência dos tributos para formação dos preços de venda.


Diante da crescente competitividade do mercado, as empresas se viram forçadas a gerir e/ou reduzir seus custos para que se tornem competitivas e venham obter ou aumentar seus lucros.


Dentre os fatores que influenciam o custo de um produto, os impostos vêm a cada dia mais ganhando importância e relevância, visto que o Brasil possui uma elevada carga tributária, fator este que interfere diretamente na formação dos preços de venda.


A existência dessa gama de impostos, torna o trabalho de formação de preços minucioso, técnico e exaustivo, tendo em vista que uma classificação incorreta de um tributo poderá elevar o preço do produto, fazendo com que a empresa perca competitividade no mercado e fique à margem ou poderá influenciar na margem de lucro, ficando abaixo do esperado.


É primordial saber se um produto tem tributação normal de ICMS, se possui isenção ou substituição tributária, se tem incidência de PIS/COFINS e IPI, se os impostos são recuperáveis ou não.


Portanto, é preciso investir no gerenciamento de formação de preço, se cercar de um bom estudo tributário e uma correta classificação dos impostos, a fim de aumentar a margem de segurança e tornar as empresas competitivas e lucrativas.


Em dúvida quais impostos incidem sobre seus produtos?

Entre em contato com a gente. Temos uma equipe preparada para atendê-los.

Telefones: (81) 3038 0138 | 3037 3695 | 3129 0015 | 3327 3061 ou pelo e-mail contato@ctcontabil.com.br.


(Por Bruno Cordeiro, Gerente Fiscal da CT Contábil)

59 visualizações
bottom of page