top of page

“Tese do Século” é decidida pelo STF

O que isso representa para sua empresa?



SOBRE A DECISÃO


Por 8 x 3 votos o Supremo Tribunal Federal (STF), decide sobre a retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins.


Uma longa questão, que passou a ser chamada de “Tese do Século”, referindo-se aos impactos que geraria na arrecadação e que se arrastava desde 2017.


Essa decisão põe fim a um longo processo e, na prática, retira o ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins e pode ser vista como favorável ao contribuinte.


Em várias tentativas de modulação, por parte da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), para que a regra passasse a valer apenas a partir da data decisão, prevaleceu o senso comum de que seria retroagido até 4 anos.


Então ficou definido que 15 de março de 2017 é a data de referência para o caso, ou seja, a partir desta data, todos os contribuintes podem usufruir da decisão e não precisam realizar o recolhimento de PIS e Cofins com o imposto estadual incluso no valor.


Sobre a forma de abatimento do cálculo, prevaleceu a visão da relatora, Ministra Cármen Lúcia, onde o ICMS a ser descontado é aquele destacado na nota fiscal, e não o valor efetivamente recolhido.


Segundo especialistas, o resultado desse julgamento tem alta importância para o mercado e acaba com o histórico de contestações da Receita Federal sobre o cálculo das contribuições de PIS/Cofins.


COMO ISSO PODE AJUDAR SUA EMPRESA?


Empresas pelo lucro real e presumido, que comercializam mercadorias, podem ter direito à restituição de valores pagos a mais, observando a data definida para efeito das ações, que foi 15 março de 2017.



CONTE COM A CT CONTÁBIL, PARTNER DO TAX GROUP


A CT Contábil é partner do Tax Group, a maior empresa de recuperação de créditos tributários do País, e pode realizar a perícia contábil e fiscal nas apurações do PIS e da Cofins, a fim de obter um levantamento dos débitos pagos a maior, em decorrência da inclusão do ICMS na base de cálculo.


Se você tem interesse em fazer esse levantamento e saber quais os direitos que sua empresa possui para reivindicar a devolução de tributos pagos a mais, entre em contato conosco.


Você pode falar diretamente Clicando aqui e requisitar uma reunião com um de nossos especialistas.

Você também pode nos contatar por qualquer um desses canais:


- Fones: (81) 3038 0138 | 3037 3695 | 3129 0015 | 3327 3061,

- whatsapp: (81) 9 9977 2790


Nossos consultores especializados estão à disposição, com atendimento presencial ou online.


Se quiser ver um pouco mais sobre esse assunto, assista um vídeo preparado pelo Tax Group, clique aqui.




9 visualizações
bottom of page