top of page

Proposta de novo REFIS volta à pauta.

Programa Extraordinário de Regularização Tributária


Não está fácil para empresas e pessoas quitarem suas dívidas com a União, principalmente com a volta do pagamento de tributos que foram temporariamente suspensos em decorrência da pandemia. O que pareceu um alívio meses atrás, volta a ser cobrado, dessa vez acumulando duas tributações em um único mês.


Uma proposta apresentada pelo deputado Ricardo Guidi (PSD-SC) e encaminhada pelo Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), refere-se a um projeto de Lei que, a exemplo de medidas adotadas recentemente em vários países, visa estabelecer um novo programa de renegociação de débitos.


Mesmo encontrando alguma resistência junto ao Ministério da Economia, o que se observa é a busca de um novo diálogo entre equipes econômicas e congresso na tentativa de se estabelecer medidas que protejam empresas e empregos.


Por enquanto o que se pode avaliar é que é um esforço válido, que fortalece a necessidade de se tomar decisões o mais rapidamente possível, em torno da reforma tributária, de forma responsável, para que se possa equacionar as perdas de ambos os lados (contribuintes e governo) e que possamos retomar o caminho do equilíbrio fiscal.


Sabendo-se da complexidade envolvida e apesar da pressão, o mais certo é que só tenhamos posicionamentos a partir de 2021. Por enquanto é manter o foco nas renegociações possíveis e ajustar as despesas com a orientação de um planejamento financeiro e contábil eficiente.


A CT Contábil está acompanhando de perto esses movimentos, buscando sempre se antecipar e se preparar para atender seus clientes em todas as suas necessidades.


Quer saber mais e ter orientações sobre o REFIS? Então entre em contato com a CT Contábil: (81) 3038 0138 | 3037 3695 | 3129 0015 | 3327 3061, pelo e-mail comercial@ctcontabil.com.br ou pelo whatsapp (81) 9 9977 2790.


Nós somos partner do Tax Group e estamos à sua inteira disposição, caso você necessite de auxílio personalizado. Com uma equipe multidisciplinar e soluções totalmente inovadoras, podemos, sim, ajudá-lo a escolher o regime de tributação que mais se adequa à realidade da sua empresa.


(Fonte: https://economia.estadao.com.br)




6 visualizações
bottom of page